|
Hotéis (1) |
Concelho fortemente industrializado, foi habitado desde tempos remotos, como provam inúmeros vestígios castrejos e do período de romanização.
As próprias termas de Vizela, bastante conhecidas hoje, já eram exploradas pelos romanos, que ali construíram os primeiros banhos públicos para aproveitar as qualidades medicinais das águas sulfurosas, que brotam de nascentes a uma temperatura superior a 60 graus.
Para além da vertente termal, o concelho oferece outras atracções ao visitante, desde vários monumentos interessantes a belas paisagens e à possibilidade de praticar diversas actividades de lazer, como o remo, o ténis ou a pesca.
Entre o património edificado, destacam-se a ponte romana na freguesia de São João, que fazia parte da via militar entre Amarante e Braga, o Paço de Gominhães (1280), a Igreja Matriz de São Miguel (século XIII) ou a Casa de Sá (solar de finais do século XVII).
Vale a pena subir ao Monte de São Bento para visitar o santuário, que inclui uma capela do século XIV, e admirar do miradouro o magnífico panorama, e fazer o mesmo no Monte de Santo Adrião, com a encantadora capela da Senhora da Tocha, em estilo pré-românico.
Para usufruir de momentos de tranquilidade, o Parque das Termas possui uma vegetação invulgar, um grande lago e nascentes de água, enquanto da pitoresca «Bica Quente», situada no centro da cidade de Vizela, também brotam águas sulfurosas do minúsculo fontanário.
O vale de Vizela é atravessado pelo rio que lhe dá nome, de belas margens verdejantes e recantos onde ainda se podem ver velhos moinhos e azenhas a trabalhar.
O concelho também se gaba de uma excelente gastronomia que apresenta saborosos pratos de bacalhau, polvo grelhado, vitela e cabrito no forno, mas a especialidade local é, sem dúvida, o característico pão-de-ló coberto (ou «bolinho») de Vizela, único em Portugal pela forma rectangular, com a massa ligeiramente húmida polvilhada de açúcar.
|
Hotéis (1) |
Mapas de cidades
Vizela