|
Estalagens e Albergarias (1) |
Concelho de grande beleza natural, situado na fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, Mondim de Basto conjuga esta riqueza paisagística, particularmente notável no Parque Natural do Alvão, com um interessante património arquitectónico, arqueológico e etnográfico.
Na sede do concelho, merecem destaque a Igreja Matriz, em estilo românico e com um retábulo renascentista, a Ponte do Cabril (romana) e vários belos solares, como a Casa dos Azevedos.
No campo da arqueologia, vale a pena visitar o Castro do Monte dos Palhaços e o Castro de Vilar de Viando, a cerca de dois quilómetros de distância.
Do Monte Farinha, com a conhecida Igreja da Senhora da Graça e um miradouro a 990 metros de altitude, o visitante pode apreciar um vasto e imponente panorama.
Uma das principais atracções do concelho é o Parque Natural do Alvão, partilhado com o concelho vizinho de Vila Real. Nesta área protegida de 72 quilómetros quadrados delimitada pelos rios Corgo e Tâmega, a paisagem varia dos campos verdes e férteis das terras baixas às fragas e aos cumes austeros, como aquele em que nasce o pequeno rio Olo, a 1250 metros de altitude, que se precipita na espectacular cascata de Fisgas de Ermelo.
A pitoresca aldeia de Ermelo é a maior do Parque Natural do Alvão e ainda oferece ao visitante as típicas casas de xisto da região, os lagares de azeite, os espigueiros e as eiras de pedra.
Não muito longe, o Alto do Velão proporciona uma impressionante e inesquecível panorâmica sobre as montanhas e o vale do Tâmega.
O parque também fornece abrigo a uma fauna variada, como o falcão, a águia, o pica-peixe e a lontra.
Em termos de gastronomia, merecem destaque o cabrito assado e o bom vinho verde de Mondim de Basto, enquanto o artesanato oferece bordados, tecelagem e trabalhos em cantaria.
|
Estalagens e Albergarias (1) |