|
Estalagens e Albergarias (1) |
Situado na costa nordeste de São Miguel, como o nome indica, o concelho fica na zona mais acidentada da ilha, caracterizada por vestígios de erupções vulcânicas e uma sucessão de montanhas, desfiladeiros, ribeiras e miradouros com vistas deslumbrantes; os mais conhecidos são os da Ponta da Madrugada (rodeado de jardins cuidados e com fama de ser o local ideal para ver o nascer do Sol), o do Pico do Bartolomeu e o da Ponta do Sossego.
É também no Nordeste que fica o ponto mais alto da ilha, o Pico da Vara, com 1105 metros de altitude.
A beleza e a diversidade da paisagem proporcionam excelentes condições para o turismo de Natureza, e os jardins, os parques florestais e a imensidão azul do mar compensam a ausência de grandes monumentos e património arquitectónico, embora valha a pena admirar a Igreja Matriz do Nordeste e outros edifícios do século XVIII.
Tal como noutras zonas da «ilha verde», o concelho reúne óptimas condições para a pesca, com uma rica variedade de peixe, e possui também a bonita Praia do Lombo Gordo.
No artesanato do Nordeste, merecem destaque os trabalhos de tear, as rendas e os bordados.
À mesa, o visitante encontra especialidades típicas da ilha de São Miguel, como as caldeiradas de peixe, o arroz de lapas e as lapas de molho Afonso ou o ensopado de truta, além de abundante marisco e do conhecido queijo da ilha. O ananás e o chá são, também, produtos tradicionais de São Miguel.
|
Estalagens e Albergarias (1) |