|
Turismo no Espaço Rural (1) |
Conhecida pelos seus vinhos, Borba é também a vila do mármore branco, material abundante na região e amplamente utilizado para todo o tipo de construções.
Assim, é natural que o monumento civil mais notável da vila seja a imponente Fonte das Bicas, construída em 1781 em mármore branco e consagrada a à rainha Dona Maria I e ao rei Dom Pedro III, cujos bustos ostenta entre outras figuras esculpidas.
Igualmente em mármore branco, o cruzeiro seiscentista ergue-se no centro de Borba, cujo património arquitectónico e religioso oferece outros locais de interesse, como o castelo medieval (fundado em 1302), os Paços do Concelho (século XVII), a Igreja Matriz (século XV), a Igreja de Santo António (com mármores brancos e negros locais), a Igreja de São Bartolomeu (século XVII, com altares em mármore e talha dourada) e as capelas das Estações da Via Sacra espalhadas pela vila, além de diversas casas nobres e elegantes palacetes.
A pouca distância de Borba, vale a pena visitar a pitoresca aldeia de Barro Branco, que exibe a Igreja de Nossa Senhora da Vitória (século XVII), com curioso telhado em forma de pagode, e o Padrão de Montes Claros.
O artesanato de Borba oferece, como não podia deixar de ser, objectos em mármore, mas há também peças e mobiliário em madeira e ferro forjado e louça de barro.
Na gastronomia, predominam os sabores do Alentejo (com especialidades típicas como a sopa de cação ou de beldroegas, as migas com entrecosto ou o ensopado de borrego), a par de requintados doces conventuais e, claro, dos famosos vinhos de óptima qualidade.
|
Turismo no Espaço Rural (1) |
Mapas de cidades
Borba