|
Turismo no Espaço Rural (1) |
Sendo o maior concelho do distrito de Portalegre, caracteriza-se pelos seus campos férteis (as lezírias do Sor) e pelas abundantes florestas de sobreiros que deram origem a uma importante indústria corticeira.
Ponte de Sor, a sede do concelho, é uma vila simpática, rodeada de um cenário verdejante e com várias igrejas e capelas interessantes, como a Igreja da Misericórdia, com uma imagem do Espírito Santo do século XVI.
Contudo, a principal atracção turística da região é a Barragem de Montargil, onde os adeptos da pesca desportiva encontram muito para se entreter (achigãs, barbos, carpas, enguias, percas...), e os outros podem igualmente beneficiar, deliciando-se com uma sopa de peixe que já ganhou fama nos restaurantes locais, ou praticando desportos náuticos na albufeira da barragem, que se estende ao longo de 20 quilómetros.
Na vila de Montargil, a Igreja Matriz e o Núcleo Megalítico também merecem uma visita.
A povoação de Galveias, rodeada de terras férteis que produzem vinho, azeite, fruta e mel, possui igualmente uma interessante Igreja Matriz com rico recheio dos séculos XVII e XVIII.
Quanto ao artesanato da região, Galveias oferece cestos que se transformam em bonitas recordações, enquanto Ponte de Sor se orgulha dos seus mármores decorativos e dos objectos que a versátil cortiça proporciona (tapetes, recipientes para líquidos e alimentos, etc.).
|
Turismo no Espaço Rural (1) |