|
Hotéis (1) |
O concelho do Montijo pode ser dividido em duas partes bem diferenciadas: a zona do estuário (também conhecida como «a Outra Banda»), populosa e ligada ao rio Tejo e a Lisboa, e a zona da Charneca, afastada do litoral e de carácter muito mais rural.
Nesta parte oriental do concelho há significativa quantidade de pinhais e eucaliptais, pequenas freguesias características, como Canha ou Pegões, e campos férteis de pomares, hortas e vinha.
Na cidade do Montijo, a Igreja Matriz e o parque municipal merecem uma visita.
A poucos quilómetros da sede do concelho, a Igreja de Nossa Senhora da Atalaia, na povoação com o mesmo nome, é local de devoção popular pelo menos desde o século XV.
Tal como as restantes terras da Outra Banda, o concelho sempre atraiu visitantes de Lisboa pela diversidade das suas paisagens e locais tranquilos, e pelas povoações com igrejas, coretos e praças típicas a formar conjuntos harmoniosos na planície banhada pelo Tejo. Outra atracção, tanto para os habitantes como para turistas, são as tradicionais touradas.
Em termos de gastronomia, o visitante poderá encontrar nos restaurantes e tasquinhas iguarias variadas e por vezes estranhas, como entrecosto e couratos na brasa, torresmos, língua fumada de coentrada, ensopado de enguias e a célebre caldeirada à pescador, com a sua rica variedade de peixe fresco.
|
Hotéis (1) |
Mapas de cidades
Montijo