|
Casas Particulares (1) |
Na margem sul do estuário do Tejo, o concelho da Moita esteve desde sempre ligado à vida fluvial e marítima através de diversas actividades, como a pesca, a moagem de cereais em moinhos de maré, a construção naval e o transporte de produtos e pessoas para a capital.
O concelho possui uma vasta zona ribeirinha com mais de 20 quilómetros de extensão, que tem vindo a ser aproveitada para a criação de diversos espaços de lazer.
O interior ainda conserva pequenos núcleos rurais, com aldeias de arquitectura típica como Gaio ou Rosário, e é também caracterizado por uma forte tradição tauromáquica.
No património arquitectónico, destacam-se a Igreja Matriz de Alhos Vedros, do século XVII, com belos azulejos que narram a vida de São Lourenço (patrono do templo), e a Capela da Santa Casa da Misericórdia, também em Alhos Vedros, com retábulo de talha dourada e azulejos do início do século XVIII.
Outros locais de interesse são o Moinho de Maré do Cais de Alhos Vedros, que data do início do século XVII e se manteve em funcionamento até 1940, e o Poço Mourisco (apesar do nome, remonta à época quinhentista), decorado com diversos elementos da Natureza, como um ramo de oliveira com azeitonas e uma flor de lis.
O concelho oferece ainda ao visitante um conjunto de festas tradicionais durante os meses de Verão, como a conhecida romaria de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Setembro.
A saborosa gastronomia local inclui pratos típicos como a salada de búzios, cogumelos com linguiça e ovos ou massada de peixe.
|
Casas Particulares (1) |
Mapas de cidades
Moita