|
Turismo no Espaço Rural (3) |

A sede do concelho de Santa Comba Dão, situada na margem direita do rio Dão, entre grandes pinheirais, é caracterizada pelo harmonioso traçado urbano, com pequenas praças, ruelas de aspecto medieval e belas casas de varandas e galerias alpendradas.

Vale a pena admirar o pitoresco Largo do Rossio, ladeado de casas fidalgas, a Igreja Matriz em estilo barroco, o pelourinho de pinha piramidal e a Casa dos Arcos (ambos do século XVII), e a ponte românica sobre o ribeiro das Hortas.

A zona é esencialmente agrícola e apresenta grandes manchas florestais e vinhas que produzem os conhecidos vinhos da região demarcada do Dão, mas tem vindo a conhecer um certo desenvolvimento do turismo graças à construção da Barragem da Aguieira, que oferece belas paisagens e a possibilidade de praticar desportos náuticos e pesca.

Na povoação de Ovoa, são dignos de interesse o pelourinho, do século XVII, e a Igreja Matriz, construída em 1725.

Há outros bonitos pelourinhos em Treixedo, aldeia rodeada de belos vales e colinas arborizadas, e em Couto do Mosteiro, onde foram também encontrados vestígios de uma antiga povoação mourisca na margem esquerda do rio Criz.

No campo da gastronomia, o concelho de Santa Comba Dão oferece especialidades tradicionais como o sarrabulho à moda da Beira Alta ou a lampreia à foz do Dão, que podem ser acompanhados pelos óptimos vinhos da região.
|
Turismo no Espaço Rural (3) |